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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
13/12/1999 |
Data da última atualização: |
12/12/2007 |
Autoria: |
SANTOS, C. E. S. |
Título: |
Agricultura familiar, marketing e inserção nos mercados:o sonho possivel? |
Ano de publicação: |
1999 |
Fonte/Imprenta: |
1999 . |
Páginas: |
87 p. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado) - UFLA, Lavras-MG. |
Conteúdo: |
Esse trabalho pretende avaliar programas de comercializacao destinados a agricultores familiares no tocante ao grau de utilizacao de marketing nos mesmos. Buscou-se especificamente um resgate historico dos programas estudados, alem de uma caracterizacao e analise da utilizacao de ferramentas mercadologicas. Os objetos de estudo foram o Programa de Associativismo e Comercializacao da Associacao Regional de Trabalhadores Rurais da Zona da Mata Mineira e o Programa de Verticalizacao da Pequena Producao Agricola Familiar do Distrito Federal - PROVE. A metodologia adotada baseou-se em uma pesquisa qualitativa atraves do estudo desses dois casos, sem que houvesse uma comparacao pura e simples. Para a coleta dos dados utilizou-se da tecnica de entrevista semi-estruturada ou por pautas, seguindo um roteiro de entrevista previamente estabelecido e testado. Observou-se que nenhum dos dois Programas contou com uma assessoria completa em marketing apenas com profissionais que possuiam formacao em areas especificas. Na Zona da mata as propostas e acoes tendem para a formacao e melhoria de uma imagem corporativa dos agricultores familiares. Em Brasilia a imagem corporativa esteve associada ao governo e nao aos agricultores. Tanto em Minas Gerais quanto no Distrito Federal houve a criacao de uma marca para estampar os produtos da agricultura familiar regional. Em Brasilia o Programa teve uma preocupacao acentuada com a embalagem e a apresentacao grafica visual dos produtos e na Mata, essa preocupacao esteve menos estampada. O Programa da Associacao Regional mostrou-se mais atento as questoes estrategicas visto que sua perenidade persiste ate os dias atuais enquanto o PROVE preocupando-se mais com as questoes taticas e operacionais nao recebeu continuidade apos a mudanca de governo no Distrito Federal. MenosEsse trabalho pretende avaliar programas de comercializacao destinados a agricultores familiares no tocante ao grau de utilizacao de marketing nos mesmos. Buscou-se especificamente um resgate historico dos programas estudados, alem de uma caracterizacao e analise da utilizacao de ferramentas mercadologicas. Os objetos de estudo foram o Programa de Associativismo e Comercializacao da Associacao Regional de Trabalhadores Rurais da Zona da Mata Mineira e o Programa de Verticalizacao da Pequena Producao Agricola Familiar do Distrito Federal - PROVE. A metodologia adotada baseou-se em uma pesquisa qualitativa atraves do estudo desses dois casos, sem que houvesse uma comparacao pura e simples. Para a coleta dos dados utilizou-se da tecnica de entrevista semi-estruturada ou por pautas, seguindo um roteiro de entrevista previamente estabelecido e testado. Observou-se que nenhum dos dois Programas contou com uma assessoria completa em marketing apenas com profissionais que possuiam formacao em areas especificas. Na Zona da mata as propostas e acoes tendem para a formacao e melhoria de uma imagem corporativa dos agricultores familiares. Em Brasilia a imagem corporativa esteve associada ao governo e nao aos agricultores. Tanto em Minas Gerais quanto no Distrito Federal houve a criacao de uma marca para estampar os produtos da agricultura familiar regional. Em Brasilia o Programa teve uma preocupacao acentuada com a embalagem e a apresentacao grafica visual dos produtos e na Mata, essa ... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Agriculture family. |
Thesagro: |
Agricultura Familiar; Comercialização; Desenvolvimento Rural; Pequeno Produtor. |
Thesaurus Nal: |
marketing; rural development; small farms. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
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Registro |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
Data corrente: |
21/12/2012 |
Data da última atualização: |
21/12/2012 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
OLIVEIRA, R. C. de; COELHO, E. F.; ARAÚJO, R. T. M.; TEIXEIRA, J. de C. |
Afiliação: |
RAONE COTRIM DE OLIVEIRA, UFRB; EUGENIO FERREIRA COELHO, CNPMF; RUAN TÚLIO MONÇÃO ARAÚJO, UFRB; JACKSON DE CARVALHO TEIXEIRA, UFRB. |
Título: |
Caracterização do sistema radicular das cultivares de PlátanoS Terrinha e D´Angola. |
Ano de publicação: |
2012 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 22., 2012, Bento Gonçalves. Anais... Bento Gonçalves: SBF, 2012. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A bananeira durante seu ciclo de crescimento tem um número variável de raízes que são relacionados com o cultivar, potência vegetativa da planta, volume do rizoma, tipo de muda, fatores ecológicos, principalmente clima, solo e também o estágio de crescimento da bananeira, estação do ano, estado fitossanitário e tratos culturais. (MANICA, 1997). |
Palavras-Chave: |
Banana D´Angola; Banana Terrinha. |
Thesagro: |
Sistema Radicular. |
Categoria do assunto: |
F Plantas e Produtos de Origem Vegetal |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/72718/1/CARACTERIZACAO-DO-SISTEMA-RADICULAR-4Z2B.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Mandioca e Fruticultura (CNPMF) |
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